Então, já que estou de volta, deixa falar um pouco mais de descontos. É muito comum o cliente falar em "negociar". Negociar é muito bom, mas significa ceder em algum ponto, para conseguir uma vantagem
Mas um desconto a troco de nada não é negociação: é pura extorsão. Uma vez, um cliente disse que era necessário "negociar" a minha proposta e pediu um desconto. Respondi que "negociar" significa se oferecer para conceder alguma coisa em troca de outra e o cliente, respondeu, sarcasticamente, que era claro: se eu concedesse o desconto, ele concedia o serviço; sem desconto, eu ficava sem o serviço dele. O sarcasmo dele feriu. Não gosto de ser tratado como mendigo. Se fosse hoje, eu simplesmente diria que o meu preço era aquele e esperaria a reação dele. Mas, na época, eu ainda era adepto de dar ao cliente "boas respostas" e respondi que, era exatamente o contrário do que ele pensava: se ele não me pagasse, a empresa dele ia ficar sem o meu serviço.
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