Mudamos para www.tradutorprofissional.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Passa-que-te-passa, de novo

Feita a rasgação de seda entre a Kelli e mim, vamos voltar ao assunto de que estávamos falando. Estava dizendo que é comum o tradutor receber uma solicitação que não pode atender, ou porque não tenha tempo, ou porque não conheça o assunto nem o par de línguas.

É claro que a resposta pode ser simplesmente um "desculpe, não posso fazer". Mas o tradutor médio tem horror a dizer "não" e, neste caso, tem até bons motivos para evitar o terrível advérbio.

Mas indicar alguém, ou aceitar o encargo para repassar a alguém, tem lá seus problemas. Mais de um colega já se queimou por ter feito uma indicação ou repasse envolvendo colegas menos competentes do que pareciam. Um dos perigos reside no processo de "tira uma fatia e passa adiante". Funciona assim: o cliente fala com o Tradutor Alfa, que não pode fazer o serviço, mas aceita e repassa ao Tradutor Beta, tirando um naquinho do preço, só um naquinho. Beta, por sua vez, está ocupadíssimo, mas pega, do mesmo jeito, e repassa a Gama, não se antes dar uma mordidinha no preço. E assim vai.

Não há nada de errado em pegar o serviço a dez e repassar a oito (salvo se mentir e disser "estou te repassando pelo preço que estou recebendo": mentir é sempre errado), mas o fato é que, na segunda repassada, depois de duas mordidas, o preço já está uma miséria. Isso significa que no "segundo subsolo" dificilmente haverá alguém experiente. Nada de errado nisso, tampouco, porque os inexperientes precisam começar em algum lugar. O problema é que uma tradução de gente inexperiente precisa de uma boa revisão e a comissão retida pelos repassantes raramente compensa o trabalhão de rever o texto como merece. Especialmente se houver dois repassantes, cada um deles pegando uma comissão pequena.


Moral da história, serviço mal feito, cliente insatisfeito.


Se você é novato, talvez entre na profissão assim, trabalhando no segundo ou terceiro subsolo e ganhando uma miséria. Bom, por algum lugar tem de começar e ninguém pode esperar ganhar uma fortuna com o primeiro serviço e, aliás, nem com o segundo. O problema está em que seu serviço vai passar por uma péssima revisão e ninguém vai sentar com você para discutirem as falhas.


Obrigado pela visita e volte sempre.

Nenhum comentário: