Mudamos para www.tradutorprofissional.com

Mostrando postagens com marcador Regras inexistentes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Regras inexistentes. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um zero à esquerda

O que é um "zero à esquerda"? Nada! Quando se diz, "fulano é um zero à esquerda", estamos dizendo que Fulano é um nada, um irrelevante, certo? Ótimo. Bom saber que você concorda comigo.

Agora, então, por favor, me diga, porque essa mania de adicionar zeros antes das unidades? O numero da minha casa é seis. Cada vez que dou o meu endereço, a turma escreve "06". Se fosse doze, teriam escrito "12", sem zero à esquerda; se fosse cem, escreveriam 100, sem zero a esquerda. Como é seis, escrevem "06", com um zero à esquerda. Para quê?

Há muitos anos, era permitido licenciar carros de duas portas como táxis em SP. Todos eles tinham um cartaz se referindo a "carros de 02 portas".

Um colega, tradutor profissional e que, portanto, deveria saber escrever, me diz que tem "02 serviços" para entregar. Deveria ter dito que tinha "dois serviços", não "02". Quer abreviar, era uma mensagem eletrônica, temos pouco tempo, que seja. Então, deveria ter dito "2 serviços", sem zero à esquerda. Não vi, não conheço, nenhuma regra que diga que quando o número é uma unidade, seja necessário ou correto usar um zero à esquerda.

Dizem que é por segurança, para que ninguém adultere. É mesmo? Qual é a chance de alguém, num texto impresso, inserir um algarismo a mais? Quer dizer, qual a chance de alguém entrar aqui no blog e transformar o meu "Rua Tal, nº 6" em "Rua Tal, nº 16"? Qual a possibilidade de alguém mudar o cartaz que havia nos táxis paulistanos para "carros de 12 portas"?

Mas, se você entregar o texto em formato eletrônico, não é o zero à esquerda que vai impedir adulterações, pode ter certeza.

Cada vez que embirro com o "zero seis", alguém me vem dizer que tem uma regra que manda. Tem, nada! Escrevi até para a Academia Brasileira de Letras, perguntando se existe alguma base para esse uso. Está aqui a resposta que recebi:
ABL RESPONDE

Pergunta : Existe alguma razão para o uso de zeros à esquerda dos números de um a nove? Coisas como "Fulano tem 02 filhos"? Obrigado.

Resposta : Usa-se o zero à esquerda mais em cheques para evitar fraudes. Numa frase comum, não se usa o zero à esquerda. Fulano tem dois filhos é a melhor redação. OU : Fulano tem 2 filhos.

O uso de zero à esquerda em cheques, evidentemente, só se faz necessário quando o cheque é manuscrito. E acho que se esqueceram de mencionar que se usa zero antes da vírgula, quando há decimais: 0,5%, para tornar a vírgula mais visível. De resto, zero à esquerda é zero à esquerda.

quinta-feira, 19 de março de 2009

As regras que não existem

A revisora, extasiada e triunfante, corrigiu o meu erro, debaixo do nariz do cliente: uma vírgula antes de etc. Explicou que etc. era abreviatura de et caetera (como se eu não soubesse!) que, em latim, significava e outros. Como não se usa vírgula antes da conjunção e, ipso facto não se pode usar antes de etc.

Bonita dedução, mas não faz sentido. Sempre achei muito interessantes essas regras autógenas.
De onde saiu está essa regra? A revisora não sabia, mas afirmava que era simples lógica.

Lógica?


Uhm… talvez. Mas nas Instruções para a organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Aprovadas unanimemente pela Academia Brasileira de Letras, na sessão de 12 de agosto de 1943, que, com algumas alterações relacionadas ao uso de acentos, ainda se encontram em vigor. Nas Instruções, etc. aparece 145 vezes, 18 das quais precedida de ponto-e-vírgula; as outras 127, precedida de vírgula. Você acha que a ABL cometeria o mesmo erro 127 vezes em um texto de menos de sete mil palavras?


Com a ABL estão os manuais do Estadão e da Presidência da República.


O Manual de Estilo da SECOM nos lembra: "Embora haja divergências entre os gramáticos, usa-se vírgula antes do etc. Assim o entendem Luft e Aurélio. Houaiss, na introdução ao seu dicionário, esclarece que por desnecessário, não se usou de vírgula antes de etc. — a não ser que houvesse alguma causa precípua para tanto."


O Manual de Estilo do Senado Federal não usa vírgula antes de etc. Os manuais de estilo da ECA-USP e da Zahar às vezes usam, às vezes não usam, sem critério que eu perceba.


Quer dizer, não é uma regra. Pode ser uma preferência estilística, pode até fazer parte do manual de estilo de uma determinada editora ou instituição, mas regra, não é - e usar vírgula antes de etc. não é erro.