Mudamos para www.tradutorprofissional.com

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Aniversário

Como a Kelli informou aqui, dia 29 foi meu aniversário. Estou escrevendo este artiguinho mais como agradecimento às dezenas de mensagens e tuites que recebi e a que não posso responder individualmente. Falta-me criatividade para dar respostas individualizadas a cada uma delas e me repugna dar uma resposta enlatada. Por algum motivo, acho menos antipático postar aqui no blogue, que, de certa maneira, é a maneira como eu falo com todos os meus amigos que sabem ler português ao mesmo tempo. Os que não sabem português nem notaram a data e, portanto, fica por isso mesmo.

Aniversários são marcos artificiais, salvo raras exceções, como o décimo-oitavo, que marca a maioridade, e a diferença entre o Danilo de 27 de dezembro e o de 29 do mesmo mês é quase zero. Mas gente aproveita esses marcos para fazer um balanço e alguns planos.

Dizer que me sinto como se tivesse vinte anos seria deslavada mentira. Minha capacidade de trabalho diminuiu: traduzir cinco mil palavras num dia já é bem mais difícil do que antes, embora ainda não impossível. Estou também muito gordo, resultado de um processo que se iniciou com a doença da Vera e ainda não se encerrou de todo. Ao menos, estou fazendo hidroginástica e voltando às caminhadas. A ver se, assim, me recupero fisicamente.

Não tenho a intenção de virar um daqueles velhinhos lindos e sensuais que a gente vê no cinema, TV e imprensa, porque esses são fabricados a força de maquiagem e Photoshop (para não dizer bisturi e botox) e eu sou de carne e osso e quero continuar assim. Mas também quero captar toda a energia possível, porque tenho a felicidade de, aos 67 anos, estar cheio de planos, expectativas e esperanças. Viver é isso: é ter algo para fazer amanhã. E não me falta o que fazer. Este último ano não foi tão produtivo quanto eu queria — nenhum é — mas a Kelli e eu estamos trabalhando em algumas coisas interessantes e os próximos doze meses devem nos trazer algumas realizações.

Se você me mandou uma mensagem de feliz aniversário, mesmo que atrasada, saiba que fiquei muito feliz com ela. A Internet me deu muitos amigos, alguns muito próximos (mesmo a Kelli é descoberta internética) e esses amigos têm sido uma grande fonte de satisfação e encorajamento. Obrigado a você por ser um deles.

3 comentários:

Leonel Morgado disse...

Votos atrasados de Feliz Aniversário, Danilo!

Acho bem que faças planos! Se o Manoel de Oliveira, com mais de 100 anos, ainda os faz - e lança filmes todos os anos...

Anônimo disse...

Bom dia, Danilo -

Como sempre é muito agradável ler o que você escreve, mesmo quando o assunto não o é, já comecei bem o primeiro dia do ano, lendo o que você escreveu aqui.

Embora haja muitas diferenças, as semelhanças dos nossos currículos são muito grandes. Assim, entendo perfeitamente as coisas que você sente agora, e quero dizer que admiro de coração o que você faz.

A gente aprende ao longo da vida que o importante é conviver com pessoas que despertam o melhor em nós, mesmo quando isso não se dá através da concordância, e para mim você é uma pessoa assim.

Um grande abraço, querido Danilo, e tenha um excelente dia.

Marion L. Pfeffer

Aline Silva Dexheimer disse...

Eu acredito que sempre é tempo de desejar muita saúde e alegrias!
Beijos, Aline