Mudamos para www.tradutorprofissional.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

Onde Baixo Memórias de Wordfast?

Pergunta o Horácio

Como fiz poucas traduções até hoje, principalmente para minha monografia da faculdade, não tenho uma memória de tradução. Onde seria possível eu obter uma memória? Ou somente com o passar do tempo eu poderei construir uma?

Você não deixou claro como fez essas traduções para a sua monografia. O Wordfast é perfeitamente capaz de trabalhar SEM uma memória de tradução, mas é um desperdício. A primeira coisa que você faz após instalar um programa de memória de tradução é criar uma memória, que o programa vai alimentando automaticamente com o trabalho que você realiza. A memória faz parte de seu patrimônio intelectual

Cada memória de tradução é definida por duas características: par de línguas e direção. Quer dizer, uma memória pode ser inglês > português, por exemplo, e essa memória só pode ser usada para traduzir do inglês para o português. A memória usada para traduzir do português para o inglês tem que ser outra. Há gente que gosta de ter várias memórias para assuntos e clientes diferentes, procedimento que não aconselho. As ferramentas de tradução assistida por computador levam em conta o contexto e, por isso, a possibilidade de confusão é nula.

Continuo insistindo que todo profissional da tradução tem que aprender a usar esses instrumentos e que o Wordfast Classic ainda é o programa mais recomendável para o principiante, tanto pelo preço como pela facilidade de uso. Se, depois, tiver de usar outro, então, use. As memórias de Wordfast são exportáveis em formato TMX, que são importáveis por todos os outros programas. Isso significa que, se você tiver de usar um outro programa, nem por isso vai perder a memória construída com o Wordfast.

Ah, respondendo à sua pergunta: eu não conheço lugar algum de onde se possam baixar memórias.

3 comentários:

Daniel Estill disse...

Danilo, uma opção para o colega é usar a VLTM do Wordfast. Trata-se de uma memória em um servidor remoto disponível gratuitamente. É só dar uma olhada no site e no manual sobre esse recurso. Possivelmente não oferecerá muitos matches, mas pode ajudar para busca de contexto (context search). Abs.

Anônimo disse...

Considerei as informações fornecidas sobre o wordfast e as MTs muito elucidativas. Entretanto tenho uma pergunta mas gostaria de saber onde devo aceder para colocar a minha questão

Danilo Nogueira disse...

Clique lá em cima, em "contato" que sua mensagem vem direto para minha caixa psotal.