Mudamos para www.tradutorprofissional.com

sexta-feira, 16 de março de 2007

Mais sobre o Wordfast - para Dirceu

O Dirceu deixou o seguinte comentário:

Danilo,


O Wordfast tem custo ou é free? Se tem custo, como faço para adquirir de maneira segura?

Vou conseguir usar ele sem um curso? Acho o site da Wordfast um pouco confuso, é só atravéz deste site que eu consigo compra-lo? Aqui no Brasil não encontro? Preciso de cartão de crédito internacional para a compra? Creio que vai ser útil onde trabalho, pois traduzo muitos manuais para a empresa.

Grato,

A resposta: Wordfast é pago. Existe uma antiquíssima edição grátis, que não recomendo a ninguém: era grátis porque ainda estava em testes e era muito instável. Compra-se do próprio site, www.wordfast.net e a compra é protegida por toda sorte de meios. Nunca se soube que alguém tenha tido algum problema com segurança do pagamento. O site do Wordfast até que é dos mais simples, mas precisa ser lido com cuidado e atenção. A maioria de nós não tem muita paciência para essas coisas, sei, mas não tem jeito. Você pode pagar com cartão internacional (aliás, praticamente todos os cartões brasileiros são internacionais, há muitos anos) ou via Paypal.

Você baixa o programa, que funciona em modo demo até que você pague. Em modo demo, ele aceita até 500 segmentos, o que dá para você se divertir e ver se gosta e, inclusive, aprender a usar o programa. Para a maioria das pessoas, o programa se paga em uma semana, no máximo.

Dizem que há cracks. Não conheço nenhum e, se conhecesse, nem usaria nem divulgaria. O criador, Yves Champollion não tem outro meio de vida e passa o dia ajudando a gente. Não consigo me imaginar logrando o Yves. Para mim, é algo que repugna tanto quanto o cliente que pede tradução e não paga. Sei que você não pediu crack, Dirceu, mas aproveitei a oportunidade para mencionar o fato.

Tenho certeza de que vai ser útil para você, mas não porque traduz manuais: programas de memória de tradução são úteis para traduzir qualquer coisa. Se eu fosse traduzir a Bíblia, ou a Ilíada, certamente me valeria de um programa desse tipo.

Se você vai conseguir aprender sozinho, não sei, mas não seria o primeiro. Como é que você pensa que eu aprendi?

2 comentários:

Mariana disse...

Oi, Danilo,

totalmente "off topic", mas dá uma olhada nesse artigo interessantíssimo do Soares Feitosa. E valha-nos São Jerônimo!

http://www.revista.agulha.nom.br/francisco213.html

Anônimo disse...

Obrigado Danilo,
Dirceu