Mudamos para www.tradutorprofissional.com

domingo, 21 de junho de 2009

Laudas, páginas, etc.

Perguntou a Vanessa, num comentário a este artigo:

Danilo, você saberia me dizer quantas folhas A4 dariam, mais ou menos, 10.000 palavras? Usando as formatações atuais (quais são?).

Vanessa, não entendi. Aparentemente, você quer saber quantas folhas A4 seriam necessárias para um texto de dez mil palavras. Até aí, tudo bem. Depois você diz "usando as formatações atuais (quais são?). Fiquei totalmente embananado com essa parte do teu recado. Vou tentar responder, de uma forma ou de outra, e se a resposta não for satisfatória, faça um comentário aqui e a gente vai se achando.

Se você está querendo saber se existe uma "formatação padrão" para traduções de texto, eu digo que não há. As editoras ainda pensam em termos de laudas, mas a definição de lauda (e a quantidade de texto que cabe em cada uma) varia muito de uma editora para outra. Por outro lado, os clientes não-editoriais esperam que você acompanhe a formatação do original que recebe para traduzir, que vai variar em Arial 14 e espaço duplo a Times New Roman 10, com espaço simples, com mil e uma outras variáveis.

Espero ter iluminado um pouco o teu caminho.

3 comentários:

Marcos Zattar disse...

Oi, Vanessa,

copiei este post do Danilo, desde "Perguntou a Vanessa, num comentário..." até "...o teu caminho." e o repliquei (exatamente 51 vezes!) em um documento MS-Word com as formatações por ele indicadas, preservando as linhas em branco em cada parágrafo.

Com Times New Roman 10 e espaço simples: 16 páginas A4

Com Arial 14 e espaço duplo: 57 páginas A4

Com as demais 1001 variáveis você pode brincar e ver como fica. Boa sorte!

Marcos

Unknown disse...

Boa tarde, recebi uns arquivos para fazer versão que estão em arquivos excel e pdf... não encontrei forma de contar as palavras nesses programas!! Como faço o orçamento??

Kelli Semolini disse...

Carolina, existem alguns jeitos diferentes. Para o Excel, tem vários programas que contam as palavras - como o FineCount. Não sei se são pagos, se tem algum grátis e tal.

Pro PDF, você pode transformar em doc (o que nem sempre é tarefa simples) ou fazer por amostragem: pegue linhas ou parágrafos variados, conte, tire a média por página e vai por aí.