Mudamos para www.tradutorprofissional.com

sábado, 14 de novembro de 2009

Cliente estrangeiro precisa de nota fiscal ou RPA?

Escreve a M.:

Meu nome é M., 32, e também sou tradutora. Li no seu site as informações sobre as formas de pagamento para quem traduz para o exterior e tenho uma dúvida: eu não emito nota, eu não tenho firma aberta. Caso seja possível trabalhar assim para uma agência no exterior, qual seria a melhor forma de receber o pagamento? Tenho tido dificuldades para encontrar informações, você poderia me ajudar?

Nota fisca e RPA só têm valor e sentido dentro do território Brasileiro. Jamais se enviam essas coisas para empresas estrangeiras. As empresas estrangeiras querem faturas como descrito aqui, embora cada uma delas tenha lá suas exigências e você deve estar preparada para que recusem a sua fatura e peçam uma emendada de acordo com o que eles precisam. Para elas, você é uma pessoa física e acabou. Podem, conforme o caso, pedir que você mande uma cópia de sua Declaração de IR, ou um documento da Receita Federal, declarando que você é contribuinte no Brasil.

Maravilha? De certo modo, sim. Mas trabalhar para agências estrangeiras ou quaisquer clientes no exterior tem três desvantagens:

1. Dada a taxa de câmbio atual, as taxas lá fora andam muito baixas. Há uns três anos, ganhar USD 0,15 por palavra era um sonho. Hoje, é bom, mas também não é essas maravilhas.

2. O risco de calote é muito maior. É muito difícil e caro acionar a lei para ir atrás de uma agência no exterior.

3. Você precisa trazer o dinheiro para cá, o que pode sair caro e demorar. Nem pense em pedir para mandar um cheque para descontar no doleiro da esquina.

E, finalmente, se você pensa que, com isso, se livra dos impostos, está muito enganada.

Um comentário:

Drianis disse...

Sobre formas de pagamento, eu fiz um serviço pequeno para um site americano e recebi através do sistema PayPal. Não sei se tem mais gente pagando assim, mas foi rápido e prático.

(Bom, pelo menos foi prático para mim, que vivo comprando coisas pela internet...)