Mudamos para www.tradutorprofissional.com

quinta-feira, 19 de março de 2009

Qüingentésimo!

Nunca pensei que fosse ter a oportunidade de usar qüingentésimo para coisa alguma nesta vida, mas este é o artigo número quinhentos do blogue e eu estou todo prosa.

Temos agora um profissional para cuidar da parte estritamente técnica e ele está cheio de idéias, idéias que me fascinam. O problema é que a Kelli ainda está fora do ar e não quero tomar providências sem ouvir o que ela tem a dizer. Espero que volte até sábado, caso em que faremos uma reunião a três com o nosso webmaster e pomos a coisa a andar em seguida.

O mesmo se aplica a cursos, palestras e artigos especiais. Poderia tocar tudo sozinho, como tocava antes de trazer a Kelli para minha parceira, mas prefiro esperar um pouco e contar com ela, porque ela sempre agrega valor ao que eu escrevo, até por sermos pessoas muito diferentes.

Valor também agregam os que deixam aqui comentários. Pode parecer bajulação oca, mas blogue é o tipo do empreendimento tocado a comentário. Demorou até eu perceber e, no princípio, imaginava que comentário fosse só uma prova de que alguém lia o que eu escrevo — o que não é pouco. Depois, fui apreendendo que o comentário é o fermento que faz o blogue crescer e hoje procuro responder a todos eles, não só com um agradecimento,mas, principalmente, tentando manter viva uma discussão. Fico feliz por ver que o número de comentários aumenta, embora com velocidade menor do que eu esperava.

O número de leitores também aumenta, segundo me informam SiteMeter e Google Analytics. Muita gente cai aqui por engano. Por não saberem fazer pesquisas no Google, aparecem aqui em busca de coisas estranhíssimas e saem quase que imediatamente.

Mas tem a turma que vem à procura de informações, gosta do que vê, fica um bom tempo passeando pelo blogue, lendo uma coisa que outra, e volta outros dias.

A maioria vem do Brasil, mas também há gente de Portugal, EUA, Eslovênia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Canadá, Itália e alguns outros países. Viva a Internet. Sem ela, este pessoal jamais poderia chegar aqui. Essas medições não são de todo precisas, mas dão uma boa idéia das coisas.

Repito, mais uma vez, que não tenho como saber especificamente quem veio aqui. Não vou saber nunca quem você é, salvo se você me disser. Os acessórios de que disponho não me dizem isso, nem eu quero que digam — respeito sua privacidade, como espero que respeitem a minha. Fiquei muito chateado com um colega cujo site visitei e, em seguida, me mandou uma mensagem, comentando tudo o que eu tinha feito no site dele. Tecnicamente, pode ser um feito; eticamente, achei um desrespeito.

A você, que lê isto de vez em quando ou freqüentemente, meus agradecimentos. Agora, aos próximos quinhentos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Danilo, parabéns pelos 500! Deve ser difícil manter a motivação para escrever com regularidade. Ainda mais com a responsabilidade de ter um público como o seu. Com certeza, muita gente jovem está entrando na profissão com preparo bem maior graças a este blog.

Aliás, aproveite bem o belo trema do título deste artigo, porque no fim dos próximos quinhentos ele, que hoje ainda é aceito, já terá se tornado um fora-da-lei por culpa do infeliz acordo ortográfico. :-)

Anônimo disse...

Parabéns, Danilo! Realmente é um acontecimento chegar a esse número com a quantidade de informação que existe hoje em dia na Internet e com a quantidade de coisas que precisamos resolver diariamente. Não é todo mundo que ainda consegue "arrumar tempo" para compartilhar seus conhecimentos e idéias em um blog e mantê-lo atualizado. Sempre estou por aqui e tudo o que vocês escrevem é muito valioso! Sucesso sempre!

Anônimo disse...

Danilo, apesar de não ser tradutor profissional (de momento faço traduções apenas por gosto), também gostaria de parabenizá-lo pelos quinhentos textos deste excelente blog.

Unknown disse...

Danilo, primeiramente parabéns pelos 500! Segundo vou dar uma forcinha nos comentários colocando um aqui. Não sou o tipo de pessoa que visita blogs e faz comentários, a não ser que eu tenha algo que eu realmente queira compartilhar com os webmasters do blog. Mas este post de hoje me deu vontade de escrever um. Acho que por causa do conteúdo do post que se encaixou perfeitamente no momento da minha vida que eu estou passando. Estava eu semana passada fuçando na internet alguma coisa sobre laudas e BUM, o google me trouxe ao seu blog. Eu entrei, e achei lindo, maravilhoso. Encantada comecei a ler tudo ínvertido mesmo e fui parar em dezembro do ano passado, passei a tarde toda lendo. Já virei uma leitora assídua do blog. Rs... Entro todo dia para verificar as novidades. Estou mudando de profissão, passando de administradora para tradutora, minha história é longa e complexa e aqui não é o momento e nem o lugar. O seu blog é para os tradutores como um jornal de econômia é para os economistas.
Parabéns pelo espírito jovem!

Anônimo disse...

Olá, Danilo. Sou leitora assídua do seu blog, direto do país do salsichão com chucrute (Alemanha). Muito obrigada por tantas boas dicas e, acima de tudo, pela motivação que seus textos transmitem. Sua paixão pelas traduções é inspiradora. Parabéns pelos 500 textos, e que venham os 1.000!

Betty Espindola disse...

Caro Danilo,
Parabéns pelo número 500 de postagens assim como também pela qualidade dessas postagens. Sempre admirei seu profissionalismo e a forma como procura ajudar os colegas e iniciantes na profissão com a maior clareza e boa vontade.
Desejo do fundo do coração que continue cada vez mais, vitorioso em tudo que fizer ou pretender fazer. Acredite que nada daquilo que você está nos oferecendo, terá sido esquecido por nós algum dia. Falo em nome dos que são gratos pelo que recebem sem nada precisar dar em troca.
Um grande abraço.
Betty Espindola

Drianis disse...

E eu li tudo, sabia? Desde o primeiro, acompanhando suas elocubrações!!

Quero deixar um presentinho: uma "lista de preços" que me fez lembrar de vc e dos seus causos! É para "dezáiners" gráficos, mas muita coisa poderíamos aplicar com pouquíssimas modificações ao mercado da tradução! rsrsrsrs

http://links.gvip.net/9k9i

PS: Morando em São Bernardo, é? Minha terra! Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, Danilo. Parabéns pelos 500 posts!!! Venho aprendendo muito com seu blog, que vem muito posts por aí...

P.S. Já sinto falta dos posts da Kelli...