Mudamos para www.tradutorprofissional.com

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Outro dia falei aqui sobre as regras oficiais que regem o uso do português no Brasil e afirmei que há uma série de "regras" que não são oficiais, algumas delas melhores que as outras. Vamos exemplificar?

Você já ouvio dizer que não se usa vírgula antes de etc., porque isto e aquilo e aquele outro? Pois bem, essa é uma "regra" muito divertida. Se você abrir as regras de ortografia oficiais, vai ver que o etc. aparece 146 vezes e, em 145 delas, vem precedido de vírgula. Uma vez, no fim da regra 12, não vem precedido de pontuação, mas acho que é erro de digitação, porque nas outras fontes que consultei, vinha precedido de ponto-e-vírgula.

Quer dizer, ou a tal da regra não existe, ou nas edições todas das regras oficiais da nossa ortografia é violada sem dó nem piedade. Aliás, se você baixar o Manual de Estilo da Presidência da República, vai ver que a situação é idêntica: antes de etc, ou vem vírgula ou ponto-e-vírgula. O Manual de Estilo da Presidência, como todos os manuais de estilo, não é autoridade para nada, embora se suponha que esteja escrito corretamente.

Mas não faltam "regras-fantasma", como essa. Ainda volto ao assunto. Por hoje, chega. Volte amanhã, que tem mais.

Não se esqueça da Reunião na Sala 7, grátis, como sempre.

Nenhum comentário: