Mudamos para www.tradutorprofissional.com

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Monografia sobre Simultânea

Antonio Ayrton Simões Farias, intérprete de conferências mais conhecido como "Ayrton Farias" coloca à nossa disposição sua tese, O Mercado Brasileiro de Interpretação de Conferências e seu Ambiente de Negócios.

Trechinho:

"Muitas tendências passam a ser vistas com mais clareza, quanto às diferentes características avaliadas. Muitas delas já empiricamente esperadas como, por exemplo: o Gráfico 15 mostra que há mais mulheres que homens atuando como intérpretes de conferências (56% x 44%); o Gráfico 10 mostra que a maioria é formada por autônomos (94%). Porém, o dado mais significativo que mostra uma dimensão relativa da quantidade real de intérpretes de conferências está no Gráfico 8 – Relação Institucional dos Intérpretes no Brasil, que indica que 90% dos que responderam não estão vinculados às associações pioneiras (AIIC / APIC). Pela combinação dos dados reais referentes ao número de intérpretes filiados à APIC/AIIC e aplicando-se as porcentagens encontradas neste estudo, estima-se, por extrapolação, que existam aproximadamente 1000 intérpretes de conferências em todo o Brasil atualmente, 900 dos quais não estão filiados às associações supracitadas."

Dada a falta de dados sobre o mercado, uma fonte extraordinária de informações. É baixar e ler.

2 comentários:

Anônimo disse...

TKS, Ayrton.
Stella

deltatracker disse...

Fiquei devendo ao Ayrton os meus comentários. Estou no meio da leitura, muito proveitosa, por sinal. Comento em seguida. Ficam, desde já, os agradecimentos por esse olhar objetivo sobre o nosso ofício. Ewandro